Geografia

Conheça aqui um pouco da geografia de Rincão:


ESPAÇO GEOGRÁFICO: O Município encontra-se inserido na região geográfica central do Estado de São Paulo, a uma distância de 270 km da Capital e tem a seguinte posição geográfica:

→ 21º,36 Latitude Sul
→ 48º,04 Longitude WGR

DIVISÃO TERRITORIAL: Possui em sua área urbana, além da área central os bairros Vila Paulista, Vila Bela Vista, Vila Maria Madalena Pinto, Residencial Alvorada, Jardim Carangola, Jardim D´Alessandro, Jardim Bela Vista, Parque dos Estados, Conjunto Habitacional "Alexandre Pavoni", Jardim das Acácias e Jardim Nova Rincão, e na área rural o Distrito Taquaral.

POPULAÇÃO: 10.782 habitantes

ÁREA TOTAL: 315,946 km²

ALTITUDE
Máxima: 600,00 m
Mínima: 521,00 m

CLIMA: Tropical

SOLOS: Arenoso, Terras Roxa e Várzeas

VEGETAÇÃO: Campos e Cerrados

HIDROGRAFIA: O Município é totalmente drenado por cursos d´agua da Bacia do Rio Mogi-Guaçú, formando lagoas e trechos de várzeas com aproveito industrial (olarias). Em todo limite norte, o Município é demarcado pelo Rio Mogi-Guaçú, para o qual correm as águas dos afluentes principais (Ribeirão das Guarirobas, Ribeirão Rancho Queimado, Ribeirão da Paciência e Ribeirão das Almas).

RODOVIAS: SP 255 e SP 318

TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

Empresa Viação Paraty (Guariba – Motuca – Rincão – Araraquara) Ida e Volta.

Empresa Rápido D'Oeste (Rincão – Guatapará – Ribeirão Preto) Ida e Volta.


COMO CHEGAR

Clique no mapa para traçar a rota

Relevo

O relevo do sítio urbano é caracterizado por colinas e planícies, cortados por ribeirões que atravessam a cidade. As formas de relevo do Município de Rincão alongam-se para o Norte, perdendo altitude para o Vale do Rio Mogi-Guaçu. São chapadões, morros e espigões do planalto ocidental, entrecortados por vales abertos pelos cursos d´agua afluentes daquele rio.